Banco de Leite Humano de Guarulhos completa 21 anos

Cidade

Da redação – Há mais de duas décadas o Banco de Leite Humano Municipal de Guarulhos (BLHG) presta atendimento a mães com dificuldade no aleitamento materno ou que desejam doar leite, além de fazer orientações quanto à postura, posicionamento e pega da mama. Em média, o serviço, que completou 21 anos nesta quarta-feira (29), atende cerca de 2 mil usuárias por ano e faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, a maior e mais complexa mundo.

Para se ter uma ideia, o programa é modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países das Américas, da Europa e da África, estabelecida por meio da Agência Brasileira de Cooperação. Em Guarulhos, o BLHG ainda capacita profissionais de saúde e realiza grupos educativos de gestantes, shantala (um tipo de massagem indiana) e introdução alimentar com aproximadamente 300 participantes por ano.

Mas não só. Anualmente o serviço realiza cerca de 1.400 coletas na residência de doadoras solidárias de leite humano ordenhado. Inclusive, neste período de pandemia, 50 doadoras mantiveram a solidariedade, e graças a elas os recém-nascidos do Hospital e Maternidade Jesus, José e Maria, do Hospital Geral de Guarulhos e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Suzano puderam ser nutridos. A média de leite humano doado anualmente pelo BLHG é de 550 litros para aproximadamente 900 recém-nascidos.

O leite doado passa por um rigoroso processo de controle de qualidade para inativar 100% dos microrganismos patogênicos que possam estar presentes, o que pode ser visto no vídeo institucional que a Prefeitura de Guarulhos lançou em seu canal do YouTube nesta quinta-feira (30) para que a população possa ter acesso ao trabalho oferecido pelo serviço. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=K3yvSh23Xec.

 

Serviço

Banco de Leite Humano Municipal de Guarulhos

Endereço: travessa Orsi, 47, Jardim das Hortências

Telefones: 2408-4991 / 2408-6243

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.