O CIESP Guarulhos foi sede, na manhã desta quinta-feira, 25/08, de um encontro da Câmara Portuguesa com industriais da região de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. A iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, por meio da SDCETI (Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação), teve o objetivo de apresentar oportunidades de negócios para indústrias da região em Portugal.
“A Câmara Portuguesa comemora 110 anos em dezembro. E, durante décadas, tinha o legítimo foco de ajudar portugueses que chegam ao Brasil para empreender. E eu percebo que na gestão do atual presidente, Nuno Rebelo de Sousa, o trabalho de facilitar industriais que queiram estabelecer empresas em Portugal ou exportar seus produtos foi fortalecido”, afirmou o diretor titular do CIESP Guarulhos, Maurício Colin.
Nuno Sousa apresentou números da economia do país europeu e falou sobre como empresas brasileiras podem buscar oportunidades de vender para fora. “A comunidade portuguesa no estado de São Paulo é a maior, entre todos os imigrantes. A relação econômica entre nossos países pode e deve ser cada vez melhor e maior”, disse.
Também participaram do encontro o prefeito Guti, o diretor da AICEP (Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa), Francisco Saião Costa, e o diretor do CIESP Guarulhos, Sérgio Matos, que teve papel na organização do evento, junto à SDCETI. Os industriais guarulhenses Karene Vilella, da Portus Cale, e Alcides Braga Neto, da Truckvan, palestraram e expuseram cases de sucesso com suas empresas e o país europeu.
“Faz todo sentido estreitar laços comerciais com Guarulhos. É bom para as empresas daqui, mas a cidade também oferece boas oportunidades para Portugal. Em breve teremos aqui a ExpoGru, feira de exposições que pode ser uma boa oportunidade para quem quer comprar na cidade”, ponderou Guti.