O Instituto JB12 realizou no começo do mês de outubro, na Escola Estadual Prof.ª Valderice Therezinha M.C. Marchini, localizada no bairro do Jardim Bela Vista, o evento “Joga, Garota! – para um agir que transforma”. A ação contemplou crianças e adolescentes, meninas da escola e integrantes do Instituto, por meio da oferta de atividades esportivas e culturais. Essa já é a terceira escola do território em que o evento é realizado e com a qual o Instituto possui parceria.
O Joga, Garota! tem como objetivo incentivar a participação e a permanência de meninas nas práticas esportivas, empoderando-as e reconhecendo-as como protagonistas de suas próprias escolhas. Pretende-se, assim, combater a desigualdade de gênero e a prevalência da visão masculina sobre a feminina. Para tanto, as meninas protagonizaram todo o processo de construção e execução do evento, que contou com cinco estações de atividades esportivas acontecendo simultaneamente (pega-pega floresta, corrida da velha, Fut terrão, Handzone e basquete), além de uma extensa programação de atividades culturais com convidadas especiais: música com a DJ Jazz, poesia falada com Vickvi Mc e Monique Martins do coletivo Slam do Prego, bate-papo com meninas e mulheres de diferentes lugares de fala, recuperação e massagem muscular com as fisioterapeutas da Clínica Stabilitá, música ao vivo com a cantora Crislei e o grupo Pagode do bom e interação em tempo real nas redes sociais. Além disso, todas foram presenteadas com uma medalha entregue via “efeito cascata”, método coletivo em que a pessoa premiada premia a próxima da fila, constituindo assim um sistema solidário de reconhecimento.
A coordenação das ações foi realizada com cerca de 35 jovens voluntárias/os do Instituto JB12, entre 16 e 24 anos, com protagonismo das meninas e suporte dos meninos.
A ação contou com o apoio e a presença da Unimed Guarulhos que disponibilizou uma ambulância e profissionais de saúde para a realização dos primeiros socorros. Outras parcerias institucionais também apoiaram o evento como as empresas Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil, Clínica Stabilitá, Guarupass, Vidióla, HYMN produtora audiovisual, gráfica Criarte, Viação Campo dos Ouros, os comércios Mercadinho Novidade de Guarulhos, rede Atacadão da Carne, Paulinho dos pães e a Escola Estadual Valderice Marchini.
Como convidadas/os, estiveram presentes: Verônica Hipólito, atleta paralímpica, campeã mundial de atletismo, Giovana Domingues, atleta sub 15 do Sport Club Corinthians, Larissa Romano, Educadora de natação e estudante de Educação Física, Thiago Soares, gerente de loja da Fisia/Nike, Willian Fonseca, representante da Fonseca Projetos Esportivos, jovens do Projeto Vida Corrida e do Instituto Esporte e Educação, entre outros/as.
Segundo a organização geral do projeto, a realização dessa edição dialoga com o Dia Internacional da menina, comemorado hoje, 11 de outubro, cujo objetivo, entre outras coisas, é conscientizar a população mundial sobre o empoderamento das meninas e a importância de lutar contra a desigualdade de gênero e todas as formas de violências desde a primeira infância.
O Instituto JB12 atende regularmente 260 crianças e adolescentes, com 20% a mais de meninas. Está inserido no contexto do esporte educacional para o desenvolvimento humano e suas práticas têm como objetivo democratizar o acesso ao esporte e a atividade física com base na construção coletiva de valores voltados ao exercício da cidadania e de ações educativas que respeite direitos, interesses e potencialidades, na perspectiva de transformar as relações por meio da cultura corporal de movimento.
Fotos: Moa e Daiana Oliveira
Para obter maiores informações sobre este e outros projetos do Instituto JB12, pode-se acessar as redes sociais:
Instagram: @institutojb12
Site: www.institutojb12.org.br
E-mail: institutojb12@gmail.com
Whatsapp: 11 98538-2043