Guarulhos registrou um público de cerca de 15 mil pessoas nos dois dias da 10ª da Feira do Estudante “Inspiração para continuar”, iniciada no Adamastor na segunda-feira (9). Um dos mais importantes acontecimentos da cidade para o segmento jovem foi encerrado com os shows das bandas de rock A Sigla e da House Band da School of Rock Guarulhos, que lotaram o teatro do centro de educação no Macedo na noite desta terça-feira (10), último dia do evento.
A feira reuniu 70 parceiros em 63 estandes e salas do espaço, dentre eles instituições de ensino técnico, superior e profissionalizante, cursos de idiomas, entidades do terceiro setor e órgãos públicos, que disponibilizaram informações, orientações sobre carreiras e programaram dezenas de atividades interativas para os visitantes.
“Atingimos nosso objetivo que foi dar oportunidades à juventude e inspirá-la a seguir em diversas áreas profissionais e de estudos. A feira impactou vidas, através da empregabilidade, da arte, da música e das experiências proporcionadas nas oficinas, nos workshops e nas palestras”, avaliou o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa.
O diferencial desta edição, de acordo o gestor, “foi o espaço Mundo da Aviação realizado no primeiro dia em parceria com a escola de aviação civil Companhia das Asas”. No local os jovens tiveram contato com as diversas possibilidades de trabalho na área, por meio de apresentações de procedimentos de segurança e de emergência em aeronaves, do simulador de vôo, de palestras com profissionais e do bate-papo com o youtuber e mecânico de aeronaves Lito, do canal Aviões e Música.
Estágios remunerados
Outro ponto alto da feira foi o mutirão de estágios remunerados que, na terça-feira (10), atendeu 753 estudantes, em parceria com as empresas Belottis Estágios, Brilho Próprio Estágios, Agência Conecta Estágios, CIEE, Ellenco Estágios, Inter Estágios, Nube, Super Aprendizes e Super Estágios. “Encaminhamos os jovens ao mundo do trabalho através do Estagiando, mutirão com mais de quatro mil vagas remuneradas, que é a porta de entrada do estudante para a vida profissional”, concluiu Sousa.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria da Juventude, integrante da Secretaria de Direitos Humanos.