As inscrições para a etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação Extraordinária (Conae) foram prorrogadas até esta quarta-feira (18). O evento, que conta com a participação dos municípios do Alto Tietê e acontece nos próximos dias 20 e 21, sexta-feira e sábado, no Centro Municipal de Educação Adamastor, tem como objetivo discutir e propor alterações no documento-referência da Conae.
Para se inscrever é necessário acessar o link https://bit.ly/conae_altotiete. As vagas são destinadas a representantes dos segmentos educacionais público e privado (educação básica, ensino superior e ensino profissionalizante), aos conselheiros da educação, aos estudantes e aos pais ou responsáveis.
No momento de inscrição os interessados podem optar pela plenária de eixo da qual desejam participar. Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade permitida de representantes do município, será realizada uma eleição entre eles.
O evento
O credenciamento de participantes acontece nesta sexta-feira, às 18h, com início dos trabalhos às 19h. No sábado a etapa ocorre das 8h às 17h, com representantes dos municípios do Alto Tietê que compõem a Regional 17: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.
A conferência visa a contribuir com a elaboração de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação 2024-2034, tendo como tema central “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, envolvendo a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade civil.
As propostas da regional serão levadas à etapa estadual e, posteriormente, para a nacional, que resultará na construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência de 2024 a 2034.
O CME Adamastor está localizado na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.
Conae 2024
A Conferência Nacional Educação 2024 foi convocada em caráter extraordinário pela presidência da República, por meio do decreto 11.697/2023. O Ministério da Educação é o responsável pela promoção da Conae, que será precedida de conferências estaduais, distritais e municipais. As conferências serão articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação.
A Conferência Nacional Extraordinária será desdobrada em sete eixos, que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para a construção do PNE 2024-2034, a serem consolidados no documento-referência que será elaborado pelo Fórum Nacional de Educação