Da redação – Onze condutores e monitores do transporte escolar gratuito de Guarulhos passaram nesta sexta-feira (16) por uma capacitação sobre pessoas com deficiência. O curso, oferecido pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), por meio da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), é obrigatório para aqueles que desejam trabalhar na área. O conteúdo abordado apresentou conceitos técnicos referentes a deficiências, histórico da pessoa com deficiência no mundo, formas de abordagem, termos corretos, tipos de deficiência e principalmente o atendimento da pessoa com deficiência no transporte escolar. As aulas foram ministradas pela professora Fernanda Oliveira, educadora de trânsito.
O vice-prefeito, Prof. Jesus esteve presente e enalteceu a iniciativa da Pasta e cumprimentou os condutores e monitores que estão se capacitando para atender no transporte de escolares deficientes.
Além do conteúdo em sala de aula, os alunos passaram por uma vivência que simula o dia a dia de uma pessoa com deficiência visual. Em pares, eles foram vendados, um por vez, e tiveram que percorrer um quarteirão inteiro sendo guiados e orientados por outra pessoa. As dificuldades encontradas no caminho, como árvores, pontos de ônibus, escadas e guias foram amenizadas pela orientação recebida pelos parceiros. Com essa atividade, o curso busca aflorar um olhar mais humano para o problema do outro e coloca o estudante na posição do seu atendido.
Ao final os alunos receberam seus certificados de participação das mãos do secretário Abdo Mazloum, do adjunto Martinho Risso e do subsecretário Gilberto Penido.