Da redação – Diretores e vice-diretores das Escolas da Prefeitura de Guarulhos (EPGs) participaram de reunião para apresentação da nova estrutura organizacional da Secretaria de Educação nesta segunda-feira (31) no teatro Adamastor. O encontro esclareceu dúvidas dos gestores sobre as atribuições de cada departamento da Educação a fim de garantir um atendimento cada vez melhor aos alunos da rede municipal de ensino.
A reunião contou com as presenças do prefeito Guti, do secretário de Educação, Alex Viterale, da subsecretária de Educação, Fábia Costa, além dos diretores de departamentos, gestores dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e supervisores escolares, entre outros profissionais.
“A nova estrutura organizacional vai ajudar na continuidade dos trabalhos com maior eficiência e oferecer suporte necessário aos diretores de escolas. Não mediremos esforços para melhorar a vida das nossas crianças, pois ver a alegria delas não tem preço, e é por esse motivo que trabalhamos para oferecer uma educação de qualidade”, destacou Viterale.
Gestão de Espaços Educacionais e Planejamento da Educação foram dois departamentos incluídos na nova estrutura. A gestão dos espaços, que envolve o Programa Escola 360, tem como objetivo auxiliar a administração dos equipamentos públicos ligados à Educação, como os Centros Municipais de Educação e os CEUs.
“Nosso foco será trazer a escola para que conheçam os espaços, que utilizem os teatros, as piscinas, servindo como aporte às crianças da rede”, explicou Luciana Morais, diretora do Departamento de Gestão de Espaços Educacionais.
Já o Departamento de Planejamento da Educação (DPE) vai aplicar métodos modernos e eficazes de planejamento para todas as áreas da atividade educacional, qualificando os serviços prestados, principalmente no que diz respeito ao controle de demanda por vagas nas unidades escolares.
O Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep) permanece com a mesma nomenclatura e as mesmas atribuições. O antigo Departamento de Ensino Escolar, agora Departamento de Recursos Humanos da Educação, focará na valorização da atuação dos profissionais, em processos de movimentação e no acompanhamento eficiente de suas vidas funcionais.
Os demais departamentos da Secretaria da Educação são Orçamentário, Projetos e Obras, Tecnologia da Informação, Logística e Suprimentos e a Supervisão Escolar. “A mudança foi feita para atender ao trabalho realizado pela secretaria com mais qualidade, sempre focado em entregar o melhor às crianças e aos profissionais da rede”, comentou Fábia Costa, subsecretária de Educação.