PMG – O clima de descontração tomou conta do auditório da sede central do Procon Guarulhos na tarde desta terça-feira (8). Comemorando o Dia das Crianças, cerca de 40 pessoas acompanharam o Teatro de Fantoches, ação realizada pelo órgão com o objetivo de conscientizar, de forma lúdica, pais e filhos sobre o consumo consciente.
A coordenadora do Procon, Vera Gomes, esteve no evento e enfatizou que os pequenos são alvos frequentes de campanhas de marketing. “A parte mais vulnerável da relação é sempre formada por idosos e crianças. Justamente pela inocência, eles são mais vulneráveis à publicidade e quando chega a época do Dia das Crianças as famílias são bombardeadas de propagandas”, informou Vera.
Vera também destacou que existem outros meios de diversão para o público infantil sem que haja a necessidade do consumismo. “O teatro ensinou as crianças que há muitas brincadeiras simples e divertidas. Nós encontramos diversas propagandas na mídia mostrando artigos incríveis e inovadores. Devemos conscientizá-los que isso é uma publicidade e que não necessariamente os pais têm condições de comprá-los”, concluiu.
A apresentação encantou Alice, de seis anos. Ela assistiu à peça acompanhada de sua tia, Glaucia Mendes, que valorizou a importância da mensagem passada às crianças no teatro. “A gente acompanha a ação e para pra pensar e analisar, por exemplo, se vale a pena comprar um brinquedo tendo em vista a qualidade dele. Aqui ensinaram que as trocas devem ser realizadas com nota fiscal e que sempre precisamos procurar o selo do Inmetro no produto”, ressaltou Glaucia.
Foto: Sidnei Barros / PMG