O sistema Cantareira operou nesta quarta-feira, 20, com 39,1% de sua capacidade. O número significa que o manancial opera em nível de alerta, já que o volume registrado é igual ou abaixo de 40%, de acordo com Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Além disso, a atual porcentagem corresponde a uma queda significativa de quase 5 pontos percentuais em um mês, já que no mesmo período em outubro o sistema operava com 44% de sua capacidade.
O sistema Cantareira é o maior da Região Metropolitana de São Paulo. A capacidade da estação de tratamento é de 33 mil litros de água por segundo destinados a 6,5 milhões de pessoas das Zonas Norte, Central e partes das Zonas Leste e Oeste da capital, bem como os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André. O sistema é formado pelos rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri (Paiva Castro).