A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos já apreendeu 2.396 carretéis/latas e carretilhas de linha com cerol, linha chilena e linhas que seriam utilizadas com cortante para empinar pipas na cidade, entre outros materiais proibidos. As apreensões fazem parte da Operação “Vem Buscar” e foram feitas numa fábrica clandestina, pontos de venda e nas ruas. Só neste final de semana foram apreendidos 81 itens.
Entre os materiais apreendidos sábado e domingo estavam 56 carretéis de linha, 23 carretilhas, um saco de vidro moído e um tubo de cola, totalizando, desde o início da operação em 22 de maio, aproximadamente 70 sacos de vidro moídos, mais de 450 kg de cola (garrafas, baldes e latas de cola), cinco tubos de cortante, 810 kg de óxido de alumínio, 15 máquinas de enrolar linha (rebobinadeiras) e cinco máquinas de passar cola, entre outros itens.
Planejada pela Secretaria para Assuntos de Segurança Pública (SASP), a operação “Vem Buscar” quer acabar com o uso de cerol e linha chilena na cidade, materiais considerados perigosos e cujas principais vítimas são motociclistas e ciclistas, que podem até sofrer acidentes fatais. O uso de cortantes pode também ferir e matar animais e causar inclusive rompimentos de fios e de cabos de alta tensão.
A ação, que já percorreu os bairros Jardim Adriana, Parque Flamengo, Parque Continental I, Jardim Nazaré 1 e 2, Rodoanel (na região do Jardim dos Cardosos), Vila Rio de Janeiro, Ponte Grande, Jardim Toscana e Lavras, é realizada diariamente e intensificada nos fins de semana e feriados. As apreensões são feitas por meio de denúncias e também durante o patrulhamento rotineiro das equipes da GCM.
Serviço
As denúncias podem ser feitas a qualquer momento pela Central da GCM nos números 153 e 2475-9444, que funcionam 24 horas por dia.