O programa Restaurante do Bem iniciou nesta segunda-feira (26) a distribuição de 1.100 refeições gratuitas diariamente em dez pontos estratégicos do município às pessoas em vulnerabilidade social afetadas pela pandemia. As refeições são elaboradas e distribuídas de segunda a sexta-feira, às 12h, por organizações sociais conveniadas à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos.
Os almoços são servidos em marmitas para que as pessoas consumam em casa a fim de evitar aglomerações, sendo que as senhas são distribuídas 15 minutos antes. Cada organização social é responsável pela distribuição de 110 refeições nos bairros Cidade Seródio, Anita Garibaldi, Jardim Santo Expedito, Recreio São Jorge, Jardim Presidente Dutra (dois pontos distintos), Parque Uirapuru, Vila Nova Cumbica, Água Azul e Jardim Nova Cidade.
A primeira edição do programa ocorreu em julho de 2020, durou cinco meses e envolvia nove pontos de distribuição instalados em creches conveniadas à Secretaria de Educação, na ocasião.
O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, explicou a relevância da iniciativa. “Em sua segunda edição o programa se faz necessário em um momento crítico de pandemia, em que pessoas perderam seus trabalhos e a vulnerabilidade social teve um aumento expressivo. Neste momento de insegurança alimentar para muitos, a Prefeitura lança a segunda edição do Restaurante do Bem para que alimentos saudáveis, balanceados e acompanhados por nutricionistas cheguem até os que não conseguem se alimentar e nem têm condições socioeconômicas de se sustentarem. A intenção do programa é alcançar também as pessoas que não podem ir aos três Restaurantes Populares da administração municipal”, afirmou o gestor.
Empresas que quiserem colaborar com doações de insumos devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social pelo telefone 2087-7410.
Locais de atuação do programa Restaurante do Bem
– Instituto Criança Cidadã (ICC) – avenida Guapé, s/nº, Cidade Seródio
– Clube de Mães – rua Santina, 717, Recreio São Jorge
– Instituição Allan Kardec Alice Pereira (Iakap) – rua Ipacaetá, 51, Jardim Presidente Dutra
– Associação Cristã de Moços de São Paulo (ACM) – Uirapuru – rua Crato, 197, Parque Uirapuru
– Centro Social Brasil Vivo – avenida Nova Cumbica, 919, Vila Nova Cumbica
– Organização Eco Social Água Azul – avenida Miami, 329, Água Azul
– Associação Beneficente de Apoio ao Necessitado (Aban) – rua Missões Mundiais, 103/105, Jardim Santo Expedito
– Associação de Valorização e Integração das Comunidades (Avic) – rua Mata de São João, 82, Jardim Presidente Dutra
– Instituto Assistencial Coliseu Boxe Center – rua Piracira de Melo Xavier, 41, Jardim Nova Cidade
– Núcleo Batuíra – Serviço de Promoção da Família – avenida Anita Garibaldi, 404, Anita Garibaldi