Da redação – A Wireless Broadband Alliance anunciou nesta terça, 18/5, que o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, é o primeiro do mundo com acesso OpenRoaming à rede WiFi 6. O OpenRoaming é o sistema de acesso seguro, automático e contínuo à rede Cisco, gerenciada pela Boingo. Na prática, o OpenRoaming permite roaming automátic entre as redes Wi-Fi e de celular, Wi-Fi 6 e 5G. O serviço WBA OpenRoaming estará disponível para viajantes no Terminal 3 internacional de GRU.
Projetado para uso nas bandas de 2,4, 5 e 6 GHz, baseado em 802.11ax e apresentando canais de até 160 MHz de largura, o Wi-Fi 6 pode fornecer velocidades até três vezes mais rápidas do que as tecnologias 802.11.
Dessa forma, passageiros e funcionários do aeroporto não precisarão mais se conectar a redes públicas de Wi-Fi repetidamente. Além disso, o sistema deve melhorar a experiência nas lojas do terminal, pois permitirá um processo de check-out mais suave e oferecerá suporte às operações de back-office.
O serviço libera os viajantes, funcionários do aeroporto e outros usuários da repetição do registro e login que as redes Wi-Fi públicas geralmente exigem. A Boingo projetou, instalou e gerencia a rede GRU, que foi a primeira rede WiFi 6 de aeroporto do mundo quando foi lançada em outubro de 2020. Os viajantes têm até quatro horas de acesso gratuito.