Gru Sinfônica e Quaternaglia estreiam Song of the Universal em concerto digital da Temporada 2021

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Da redação – A Orquestra Gru Sinfônica estreou no último sábado (19) Song of the Universal, do compositor Sérgio Molina, em concerto digital ao vivo transmitido diretamente do Teatro Adamastor com a participação do Quarteto de Violões Quaternaglia e do pianista Rogério Zaghi. O espetáculo integra a série Novos Talentos e Descobertas da Temporada 2021 das orquestras de Guarulhos. Para assistir ao concerto acesse https://www.youtube.com/watch?v=3gGwUVW9PmA.

O espetáculo demonstrou verdadeiro estreitamento da relação entre o compositor, instrumentistas, solistas e a audiência, o que, segundo o maestro Emiliano Patarra, propicia o contato do público que acompanha o trabalho das orquestras de Guarulhos com a produção mais recente de compositores ligados ao mundo sinfônico.

O poema Song of the Universal, do americano Walt Whitman, serviu de inspiração para que o compositor brasileiro Sérgio Molina pudesse compor a obra, que mantém constante diálogo com as imagens do poema em meio às técnicas da música orquestral justapostas e fundidas com as complexidades rítmicas da música popular urbana.

Composta inicialmente para piano e quarteto de cordas, a peça foi completamente reestruturada para atender ao formato de concerto com a Orquestra Gru Sinfônica. O resultado, Song of the Universal, concerto para quarteto de violões (microfonado), piano e orquestra, difere completamente da peça encomendada ao pianista James Dick e que estreou em 2018 no estado do Texas, Estados Unidos, com o Quarteto de Violões Quaternaglia.

E foi na passagem do poema de Whitman que fala que há algo no ser humano, uma espécie de semente da perfeição, que o compositor encontrou a analogia ideal para traçar as primeiras melodias. Nesse contexto, a busca dessa semente da perfeição é a busca da canção que deu origem à peça Song of the Universal.

 

A escolha do repertório

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e a Orquestra Gru Sinfônica cumprem juntas a Temporada 2021, com um total de 20 espetáculos que permitem ao público adentrar um universo de músicas sinfônicas de vários estilos, gêneros, misturas e possibilidades.

Para compor o espetáculo de estreia de Song of the Universal, os regentes Emiliano Patarra e Kevin Camargo debruçaram sobre um repertório artisticamente relevante para atender ao desafio da temporada de confrontar estímulos e abordagens diferentes. Assim como a composição de Sérgio Molina, as obras dos compositores Serguei Prokofiev e Gabriel Fauré foram concebidas inicialmente como música de câmara e foram ampliadas para atender à demanda de execução junto à orquestra.

No início do concerto o maestro Kevin Camargo comandou a batuta, com a execução de Abertura sobre Temas Hebreus, Op. 34bis, de Prokofiev. Inicialmente, o compositor russo escreveu a peça para um conjunto de seis instrumentos, transformando-a posteriormente em uma versão mais completa para orquestra. No todo orquestral, a obra demonstra entusiasmo rítmico, tanto na leveza dos diálogos das violas, violinos e violoncelos quanto nas melodias que se alternam quanto nos momentos de tensão que se contrastam.

Na sequência, o maestro Emiliano assume a regência de Suíte Pelleas et Melisande, Op. 80, do francês Gabriel Fauré, obra composta como trilha sonora da peça de teatro Pelleas et Melisande, dramaturgia muito marcante na vida artística europeia no final do século XIX e início do século XX. Na adaptação feita para a orquestra, Fauré transformou a peça numa suíte com quatro movimentos, que misturam momentos de delicadeza e dramaticidade, um convite a um tipo muito peculiar de escuta com ideias musicais e combinações muito sutis.

 

Papo de Plateia Frente a Frente

Os desafios para a construção da nova versão de Song of the Universal e a experimentação das sonoridades dos instrumentos para compor a instrumentação da orquestra foram alguns dos temas abordados durante o Papo de Plateia Frente a Frente, programa exibido em 16 de junho pelas redes sociais das orquestras de Guarulhos.

Durante o encontro, que contou com a participação dos entrevistadores Irineu Franco Perpétuo, jornalista, crítico musical e tradutor da Revista Concerto, Vinícius Jaloto, estagiário de composição e regência, e Mateus Ng, ex-aluno do Conservatório de Guarulhos e estudante da Emesp, o compositor Sérgio Molina, os músicos Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina e o pianista Rogério Zaghi falaram da reestruturação da composição, dos ensaios, das expectativas em relação à estreia e dos rumos que a música sinfônica toma quando uma orquestra do porte da Gru Sinfônica assume em sua temporada a execução de uma obra contemporânea, de um compositor brasileiro, um trabalho completamente inusitado.

O sucesso dessa grande empreitada, segundo o violonista Sidney Molina, músico do Quaternaglia, marca uma das características da Gru Sinfônica, o altíssimo nível de sua sonoridade.

Para assistir ao Papo de Plateia Frente a Frente acesse https://www.youtube.com/watch?v=BvDvo3RkGxM. Para mais informações e detalhes da Temporada 2021 das orquestras de Guarulhos acesse https://bit.ly/3oRBVvb. Informações sobre eventos culturais online em Guarulhos estão disponíveis em www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

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