Da redação – O prefeito de Guarulhos, Guti, entregou ao secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, nesta terça-feira (31) as certidões de uso do solo necessárias para o Governo do Estado iniciar os projetos para a implantação das linhas 2-Verde e 19-Celeste do Metrô no município. O encontro aconteceu no auditório do CEU Continental.
Segundo Guti, o evento marca o início de uma nova fase na cidade, já que a implantação do Metrô, que até hoje era um sonho, passa a ser concretizado. Já o secretário citou que o governo estadual está investindo R$ 100 milhões nos projetos executivos, que servirão para atrair investimentos, inclusive privados, para a realização das obras. O custo total das obras é de aproximadamente R$ 8 bilhões, que podem ser obtidos por financiamentos internacionais e concessões à iniciativa privada. Para Baldy, a linha 2 já é uma realidade, enquanto que a 19 está numa fase mais embrionária, com estudos preliminares que indicam o traçado ideal e a localização das futuras estações.
A Linha 2-Verde, que atualmente liga a Vila Madalena à Vila Prudente e passa pela avenida Paulista, está dividida em duas fases. A primeira, que liga a Vila Prudente à Penha, já está em construção. Já a segunda, que chegará a Guarulhos por meio da estação Dutra, estará localizada nas imediações do Internacional Shopping e já tem projeto definido e totalmente licitado. A cidade contará também com a estação Ponte Grande, no bairro de mesmo nome.
Já a Linha 19-Celeste contará com cinco estações em Guarulhos, partindo da estação Bosque Maia, na confluência das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes, passando pela estação Guarulhos, na região da rua Dom Pedro II, pela estação Vila Augusta, em uma integração com a linha 2-Verde na estação Dutra, e pela estação Itapegica, em direção ao Vale do Anhangabaú, passando pelos bairros Vila Maria, Pari e Brás, já na Capital.
O encontro desta terça-feira contou com as presenças do presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, dos gerentes da linha 19, Giovani Neto, e da linha 2, Eduardo Maggi, entre outras autoridades, como o deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor e o líder do Governo na Câmara, Gilvan Passos.
Informações técnicas
– Linha 2-Verde – Fase 2, da estação Dutra à estação Penha. Terá 6 km de extensão totalmente subterrâneos, com cinco estações e mais 22 trens. Transportará 389 mil passageiros por dia e fará integração com as linhas 19-Celeste, 3-Vermelha, 11-Coral e 12-Safira.
– Linha 19-Celeste, da estação Bosque Maia à estação Anhangabaú. Terá 17,6 km de extensão totalmente subterrâneos, com 15 estações e mais 31 trens. Fará integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 10-Turquesa, 11-Coral e 13- Jade. Terá uma demanda estimada de 630 mil passageiros por dia nos dias úteis.