Colocação de grades em passarelas da Via Dutra deve virar lei em breve

Cidade Política

CMG Imprensa – A Câmara de Guarulhos aprovou em definitivo o Projeto de Lei (326/2021) determinando a colocação de grades de proteção nas passarelas e viadutos do Município de Guarulhos, de autoria do vereador Jayme Junior (Republicanos). O texto segue à sanção ou veto do prefeito Guti. O vereador Gilvan Passos (PSD) disse que quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Segurança constatou muitos suicídios nas passarelas, portanto, o projeto ajudará muito a cidade.

Em primeira discussão foram aprovados: PL 2681/2021 alterando a Lei nº 6.120, de 16/03/2006, estendendo o objeto do termo de permissão de uso até o km 36,5 da Rodovia Juvenal Ponciano de Camargo, de autoria da Prefeitura; PL 3907/2019 que denomina o Centro de Educação Unificado de CEU Clara Amélia Redondo Bispo, do vereador Geraldo Celestino (PSC); PL 1610/2021 que atribui a nomenclatura de Arquivo Histórico Municipal Araci Borges Dias Martins, para o arquivo histórico, vereador Edmilson (PSOL).

A Fusão dos Projetos nºs 783/2021 e 916/2021 que cria o Selo de Responsabilidade Social Parceiros das Mulheres, certificando empresas que priorizam a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica, de autoria dos vereadores Vanessa de Jesus (Republicanos) e Edmilson (PSOL) foi aprovado e recebeu muitos elogios.
Segundo Vanessa, a proposta visa fomentar a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica. “É uma oportunidade que elas terão de se desvincular de seu agressor e seguir adiante”. Edmilson agradeceu àqueles que se posicionaram favoravelmente à proposta, bem como à sensibilidade da vereadora Vanessa que aceitou a fusão. Segundo ele, o índice de violência contra a mulher em Guarulhos é muito grande, sendo ainda mais alto na região do Pimentas-Bonsucesso.

DELIBERAÇÃO
Foram deliberados 29 novos itens, sendo 19 projetos que serão encaminhados para as comissões técnicas e posteriormente poderão ser incluídos na pauta de votação e dez requerimentos destinados ao Poder Executivo, que deverá responder aos questionamentos dos vereadores.

PROGUARU
No decorrer da sessão, o presidente da Câmara, Martello (PDT), informou que os funcionários da Proguaru obtiveram 90 dias de estabilidade, com o julgamento da greve. Para Edmilson, a decisão da Justiça do Trabalho significa mais uma derrota do prefeito da cidade. “Essa sanha por fechar a Proguaru tem aumentado a rejeição ao prefeito”, disse.
Às 17h35, o líder do Governo, Gilvan Passos, pediu verificação de quórum e apenas 12 parlamentares responderam à presença, portanto o presidente encerrou os trabalhos. O relatório da Comissão Especial de Estudos (CEE) da Proguaru seguirá na pauta já que não chegou a ser discutido.

PASSARELA OU PONTE
No início da sessão, os vereadores fizeram uma longa discussão sobre a situação da passarela na avenida João Jamil Zarif, nas proximidades do aeroporto e a necessidade de construção de uma ponte no local. “Eu suscitei esse debate, mas o foco é que todas as madrugadas homens e mulheres são privados de chegar em seus postos de trabalho por conta da queda da passarela”, disse Edmilson.
O presidente Martello propôs uma reunião na próxima terça-feira, às 16h, para discutir essa situação e a possível instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) sobre o fato de a GRU Airport não recolher ISS para o Município e o processo estar próximo de expirar.

FOME
O vereador Luis da Sede (PSD) lamentou o fato de muitas pessoas passarem fome, sobretudo crianças. Ele se referia a uma notícia veiculada pela mídia na qual algumas pessoas procuravam comida em um caminhão de lixo, em Fortaleza (CE). Rômulo Ornelas (PT) falou que no Sítio São Francisco, em Guarulhos, próximo à região do colega, há pessoas vivendo situação semelhante à de Fortaleza. “A gente se sensibiliza quando passa na mídia, mas não quando está ao lado da casa da gente. Guarulhos está na mesma situação que aquele caminhão em Fortaleza”, disse Rômulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *