A Secretaria para Assuntos de Segurança Pública (Sasp) de Guarulhos apresentou os programas de gestão da estrutura organizacional da pasta e projetos de combate à criminalidade na última sexta-feira (12) durante o 1º Fórum de Segurança da Associação Comercial e Empresarial (ACE) da cidade, na sede do grupo, no Jardim Bom Clima. O evento promoveu diversas palestras a fim de debater a otimização do sistema de enfrentamento e de prevenção à violência urbana.
Os convênios entre as forças policiais foram destaque na apresentação. De acordo com o secretário da Sasp, Márcio Pontes, o primeiro semestre deste ano foi marcado pelas operações entre a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal. Em 21 forças-tarefa foram montados bloqueios estratégicos em diversos bairros com índices de movimentação da criminalidade.
Como resultado dos trabalhos em conjunto, foram abordadas mais de 2 mil pessoas, presos 70 suspeitos em flagrante e apreendidos mais de 50 kg de entorpecentes. “Os números positivos são importantes demonstrações de parceria firme e forte entre as corporações e também de como o planejamento estratégico é fundamental para tornar a cidade mais segura”, enalteceu Pontes.
O secretário também ressaltou os avanços na padronização de equipamentos, viaturas e uniformes da GCM como forma de criar uma identidade visual de fácil comunicação com a população, e dos procedimentos operacionais para cada situação a fim de minimizar os riscos de falhas e garantir a qualidade no serviço prestado pelos agentes.