Prefeitura remove espécies exóticas e planta árvores nativas da Mata Atlântica na Vila Augusta

Cidade

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Guarulhos coloca em prática a partir desta sexta-feira (16) o plano de manejo de árvores exóticas de grande porte na rua Firmino Perella, altura da igreja Santo Antônio de Pádua, na Vila Augusta. Serão removidas duas Ficus benjamina, popularmente conhecida como figueira, originária da Malásia. Como compensação ambiental prevista em lei municipal, serão plantados no mesmo endereço dois ipês e três árvores frutíferas, todas espécies nativas da Mata Atlântica local.

A espécie exótica citada não é adequada para calçadas, pois possui raízes tabulares, ou seja, que não se aprofundam e crescem na superfície do solo, danificando o pavimento e causando risco de queda aos pedestres. Devido à característica de suas raízes a Ficus benjamina também apresenta certa instabilidade, com maior risco de queda durante ventos ou chuvas fortes.

A Sema orienta que antes do plantio de árvores no passeio público seja consultado o manual de arborização urbana (www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/file/arquivos/manual_de_arborizacao_urbana.pdf). Vale lembrar que qualquer poda ou remoção sem autorização prévia configura crime ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *