Prefeitura coleta mais de 3,6 mil exames de Papanicolau e aplica mais de 2,5 mil doses de vacina no sábado

Cidade Saúde

No último sábado (19) todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos, à exceção da Cavadas, que passa por reformas, estiveram em funcionamento para a campanha da coleta de Papanicolau e atualização da carteirinha de vacinação. O mutirão da saúde resultou na coleta de 3.661 exames e na aplicação de 2.556 doses de vacinas de rotina, contra a covid-19 e a gripe.

O exame de Papanicolau, que desempenha um papel fundamental na detecção precoce de lesões e no diagnóstico oportuno do câncer do colo do útero, foi realizado em grande parte de maneira espontânea nas unidades. A Secretaria da Saúde ressalta que realizá-lo regularmente possibilita a oportunidade de iniciar o tratamento em estágios iniciais, o que aumenta as perspectivas de cura e reduz a taxa de mortalidade associada a essa doença, que representa atualmente o terceiro tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil.

A iniciativa de realizar a campanha do Papanicolau aos sábados tem como objetivo aumentar as oportunidades de coleta e facilitar o acesso para as munícipes que não conseguem comparecer às unidades durante a semana. Contudo, aquelas que não puderam participar do mutirão podem agendar o exame previamente nas UBS, seja para atendimento durante a semana ou aos sábados, em uma das unidades abertas pelo programa Saúde Agora.

Saúde Agora

Quatro das 68 UBS abertas para a campanha de Papanicolau e atualização da carteirinha de vacinação também funcionaram por meio do programa Saúde Agora, disponibilizando todos os serviços tradicionais das UBS. Como resultado, foram realizadas 183 consultas médicas, 237 consultas de enfermagem e 177 atendimentos na farmácia, além de 210 coletas de Papanicolau e 236 aplicações de vacinas.

As unidades também realizaram testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, sendo 45 para a detecção de cada uma das doenças. O programa ainda teve sucesso na busca ativa, identificando 259 pessoas com sintomas respiratórios e 161 indivíduos com doses pendentes da vacina contra a covid-19.

Além disso, a Ouvidoria Itinerante, presente na UBS Cumbica (Mario Macca), realizou 63 pesquisas de satisfação sobre o atendimento prestado na unidade. Em breve os resultados dessa e da pesquisa que ocorreu na UBS Vila Barros em 5 de agosto serão divulgados.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *