O CIESP Guarulhos recebeu, nesta terça-feira (5/09), o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, para um encontro com empresários no auditório do SENAI Dutra, no Jardim Presidente Dutra. A ação teve como objetivo reunir as principais empresas nacionais e multinacionais que atuam na região para ações conjuntas de desenvolvimento econômico e geração de emprego.
Durante o encontro, o secretário apresentou a diretriz do governador Tarcísio de Freitas em atuar no desenvolvimento econômico local e pontuou a visão do governo estadual sobre as mais diversas áreas, como capacitação de mão de obra, logística, empregabilidade e desenvolvimento futuro com foco na vocação de cada município ou região.
“Guarulhos tem o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado de São Paulo. Mas a cidade já parou para pensar para onde quer crescer? Qual é a vocação da região? O que é possível ser comprado dentro de um raio de 50 quilômetros? Qual e de quanto deverá ser o aporte do poder público para que esse crescimento seja feito de forma planejada?”, indagou Lima aos empresários.
Para o diretor titular do CIESP Guarulhos, Maurício Colin, a provocação faz todo o sentido. “No nosso caso – Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel – precisamos avaliar nossa vocação sem esquecer que fazemos parte da Região Metropolitana que envolve a potência da cidade de São Paulo, que não pode ficar de fora da nossa avaliação”, afirmou Colin. “Aqui em Guarulhos nós já iniciamos uma análise de dados. Quem participou dos eventos com a presença do presidente do CIESP, Rafael Cervone, pode ver o trabalho que está sendo feito”, completou.
O evento contou com a presença do prefeito Guti, do vice, Professor Jesus e de outros secretários municipais. Jorge Lima aproveitou para pedir que seja montado um grupo de “Coalisão Empresarial”, alinhado com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo do estado. “Tenho feito o mesmo pedido nas demais regionais do CIESP que tenho visitado. Quero reunir grupos que coordenem o levantamento de dados a fim de que o governo seja demandado exatamente do que cada região precisa, com visão para curto, médio e longo prazo.
Além de falar sobre os números da regional de Guarulhos e seu impacto na região metropolitana e estadual, Colin entregou três prioridades ao secretário Jorge Lima: a reativação da AGENDE; uma solução para a Furp; e uma alternativa viável para um Centro Tecnológico para Guarulhos.