Redação do Enem 2023: veja 6 dicas para a prova e possíveis temas

Geral últimas

Na primeira fase do Enem 2023, neste domingo (5), os 3,9 milhões de candidatos inscritos terão que fazer uma redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas

Ter calma, ler de novo o que escreveu: essas são algumas das dicas de especialistas para que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) façam uma boa redação.

1. Comece pela redação

A dica é da coordenadora de Redação do sistema de ensino Poliedro, Gabrielle Cavalin, que explica: “É importante garantir uma boa nota e iniciar a produção enquanto está mais descansado.”

A professora ressalta que escrever a redação exige “capacidade de reflexão e pensamento do candidato”, por isso é importante que ela não fique para o final.

2. Mantenha a calma caso não conheça o tema

Os temas de redação do Enem costumam ser questões relacionadas à vida cidadã, com ênfase em problemas sociais do Brasil. Caso o participante se depare com um tema sobre o qual não estudou ou não tem muito repertório, é importante manter a calma.

“Sempre aconselho aos alunos que, se eles estão em sala de aula, estudando atualidades, lendo notícias e se dedicando ao estudo, e mesmo assim se deparam com um tema desconhecido, isso diz muito sobre o tema. Significa que o tema é um problema social, pois não é amplamente discutido, mencionado ou debatido”, diz Gabrielle Cavalin.

Ela acrescenta: “A falta de conhecimento sobre o tema também pode ser usada como argumentação, destacando o quanto o Estado e as instituições sociais falham em comunicar a existência desse problema ou os meios de erradicá-lo.”

3. Conheça a estrutura da redação do Enem

Segundo a Cartilha, o participante deve produzir um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema da prova. Nesse texto, é preciso defender um ponto de vista – ou seja, uma tese – e justificar se ponto de vista através de argumentos consistentes e estruturados.

No final do texto, o participante também deve elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado que respeite os direitos humanos.

A coordenadora de Redação do sistema de ensino Poliedro, Gabrielle Cavalin, disse à CNN: “É de extrema importância que o candidato formule uma tese clara no final do primeiro parágrafo. Isso permitirá ao corretor compreender com clareza o enfoque do texto que será desenvolvido ao longo da argumentação.”

Segundo o Inep, o texto deve estar estruturado da seguinte forma:

  • apresentação clara do ponto de vista – da tese que será defendida;
  • argumentos que justifiquem o ponto de vista defendido para o leitor, de modo que cada parágrafo traga informações, por meio de exemplos, dados, ou citações, que sejam coerentes com a tese apresentada anteriormente, sem repetições desnecessárias ou mudanças abruptas de assunto;
  • apresentação da proposta de intervenção para o problema abordado.

4. Não esqueça da proposta de intervenção

A apresentação de um proposta de intervenção que busque solucionar ou amenizar o problema e que respeite os direitos humanos é obrigatória na redação do Enem.

O Inep propõe que as seguintes questões sejam respondidas ao elaborar a proposta:

  • Quais são possíveis soluções para o problema?
  • Quem deve executar essas soluções?
  • Quais efeitos elas poderiam alcançar?

5. Leia mais uma vez antes de passar a limpo

A professora Gabrielle Cavalin acrescenta que, se houver tempo o suficiente para isso, o aluno não precisa passar a redação a limpo imediatamente depois de terminar o texto.

“Realize algumas questões da prova e retorne depois para a redação. Esse distanciamento da redação é muito importante, pois garante que o candidato possa voltar ao texto e verificar se é necessário melhorar alguma estrutura frasal, se deixou de lado alguma palavra-chave do tema, ou se é possível aprimorar a explicação em relação ao desenvolvimento da causa ou da consequência do problema na argumentação”, diz Cavallin.

6. Fique atento para não zerar a redação

Na Cartilha do participante, o Inep lista todas as características que podem fazer uma redação receber a nota zero. Confira:

  • fuga total ao tema;
  • não escrever um texto com a estrutura do tipo dissertativo-argumentativo;
  • textos com até 7 (sete) linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou textos com até 10 (dez) linhas escritas no sistema braille;
  • copiar um ou mais textos dre apoio da prova de redação ou do caderno de questões sem que haja pelo menos 8 linhas de produção própria do participante;
  • desenhos em qualquer parte da folha de redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda);
  • números ou sinais gráficos sem função evidente em qualquer parte do texto ou da folha de redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda);
  • partes deliberadamente desconectadas do tema proposto;
  • impropérios e outros termos ofensivos, ainda que façam parte do projeto de texto;
  • assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado na folha para a assinatura do participante;
  • texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;
  • folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito nas folhas de rascunho;
  • texto ilegível, que impossibilite sua leitura pelos avaliadores.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *