Amanhã, 5 de outubro, primeiro dia de provas do Enem. A prova é de linguagens, incluindo inglês ou espanhol, dependendo da escolha da pessoa; códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias.
A prova toda tem cinco horas e meia de duração. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. Então, é preciso checar o local de prova na página do participante. Calcular o horário de sair de casa e o trajeto também, para não dar de cara com o portão fechado ou perder o exame por conta de poucos minutos. Leve em consideração que pode ter engarrafamento, acidente de trânsito, essas coisas.
Na noite anterior, já separa tudo que você vai levar. A caneta é preta, do tubo transparente. Leve até uma caneta reserva, pra não correr riscos.
Não esqueça o cartão de confirmação e documento de identidade com foto. Vale carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho e documentos digitais, desde que tenha a foto e apresentada no aplicativo oficial. Não vale o print.
Perdeu o documento, não tem outro pra levar? Então tem de apresentar o boletim de ocorrência expedido há no máximo 90 dias ou se submeter a uma identificação especial.
Não se esqueça de levar uma água e um lanche pra recarregar as energias.
Agora, teve algum problema no dia? Ficou doente com gripe ou covid-19, faltou luz ou teve algum desastre natural na sua cidade? Dá pra pedir a reaplicação da prova na página do participante.
E o que não pode usar dentro da sala? Celular, tablet, aqueles relógios inteligentes – os smart watches. Não pode também fazer a prova usando óculos escuros, bonés e gorros.
No outro domingo, dia 12, também tem prova. Desta vez, matemática e ciências da natureza – que são química, física e biologia. Gabarito mesmo só dia 24. E o resultado? Em janeiro, no dia 16.
O que não levar
Segundo estabelecido no edital do Enem, alguns objetos não podem permanecer com os candidatos durante a prova. Ao ingressar na sala de provas, o candidato deverá guardar no envelope porta-objetos todos os seus pertences como óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, chaves e qualquer equipamento eletrônico (que deverá estar desligado). Quem não seguir essa regra também pode ser eliminado da prova. Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado.
No dia da prova, os candidatos serão submetidos à revista eletrônica, e os objetos e lanches também serão vistoriados. A recusa sem justificativa dessas vistorias pode ser motivo de eliminação. Também é preciso prestar atenção aos documentos exigidos, pois a permanência no local de prova sem documento de identificação válido pode eliminar o candidato.
Será eliminado do Enem o participante que se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova ou utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame. Também não pode registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame.
Sair da sala de provas a partir das 13h sem o acompanhamento de um fiscal ou ir embora do local antes de ter passado duas horas do início das provas também podem eliminar o candidato. Isso também vale para quem iniciar as provas antes das 13h30 ou da autorização do aplicador.
Metrô, trens e ônibus também serão gratuitos em SP no dia do Enem; Guarulhos adota o Ônibus Livre Enem
Fonte: Clickguarulhos.com.br