Cidadeúltimas

Até quando vai a greve no Metrô de SP e na CPTM?

Funcionários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estão em greve na capital de São Paulodesde o início desta terça-feira (28). A paralisação, de acordo com os sindicatos que representam as categorias, é contra a privatização das empresas e também foi aderida por trabalhadores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A paralisação, conforme aprovada em assembleia pelos sindicatos envolvidos e reafirmada por eles em coletiva de imprensa nesta tarde, está prevista para durar 24 horas — com término às 23h59 desta terça-feira. Há alterações nos serviços de transporte público sobre trilhos e, também, no saneamento básico do estado.

Conforme divulgado pelo Governo de SP, por determinação da Justiça, 85% dos trabalhadores da CPTM e 80% dos serviços do metrô deverão operar nos horários de pico — que são os períodos das 4h às 10h e 16h às 21h na CPTM e 6h às 9h e das 16h às 18h no Metrô.

Nos demais períodos, a determinação exige atuação de 60% do quadro de trabalhadores na ativa, sob pena de multas diárias previstas de R$ 600 mil para os sindicatos dos ferroviários e R$ 700 mil para o sindicato dos metroviários.

Valor.globo.com

Comment here