Os alunos dos cursos de saúde do Centro Universitário ENIAC prestam serviço mensais em diversos bairros de Guarulhos, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. Desde 2021, mais de 1.400 pessoas já foram atendidas pelo programa “ENIAC Saúde nas Comunidades”, que leva os estudantes para promover saúde e bem-estar para a população de regiões como Nova Conquista e São Rafael.
“O programa tem feito avanços significativos ao implementar uma metodologia focada em intervenções educativas interdisciplinares, que abrangem desde a promoção de hábitos saudáveis até a prevenção de doenças”, explica a professora Caroline Galatti, coordenadora dos cursos de saúde do ENIAC.
O projeto promove a educação em saúde e estilos de vida saudáveis, com a colaboração direta de alunos e professores dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Educação física e Fisioterapia. “Já foram abordados 24 temas. O projeto conseguiu não apenas elevar a qualidade de vida dos participantes, mas também fomentar um senso de comunidade e responsabilidade coletiva em relação à saúde”, afirma Carol.
Mantenedor do ENIAC, o professor Ruy Guérios conta que, assim que o núcleo de saúde foi formatado dentro do ENIAC, o projeto foi desenhado. “O ENIAC tem sua história dedicada à educação e à prestação de serviços. O foco no atendimento à comunidade atravessa todas as nossas ações. Com os cursos da área da saúde não poderia ser diferente”, explica.
O “ENIAC Saúde nas Comunidades” adota uma abordagem flexível e responsiva, atuando semestralmente em cada comunidade e estendendo seu programa conforme a necessidade identificada. As atividades começaram na comunidade Nova Conquista, no Taboão, e atualmente estão na comunidade São Rafael, com o apoio do Instituto Nossa Senhora das Dores, que hospeda as atividades desenvolvidas. “Com a expansão das especialidades e o fortalecimento das parcerias com locais comunitários, espera-se ampliar a atuação dos cursos do ENIAC nas comunidades, reforçando o nosso compromisso com a promoção da saúde pública e o bem-estar nas áreas atendidas”, completa Carol.
O projeto é um diferencial nos cursos de saúde do ENIAC, ao oferecer aos alunos uma oportunidade única de aplicar conhecimentos teóricos em contextos reais de saúde pública. Os estudantes adquirem uma visão holística e compreensiva dos desafios da saúde pública, reconhecendo a importância da atenção integral à saúde, que abrange aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais. A experiência enriquece sua formação, preparando-os para um futuro profissional interdisciplinar e socialmente responsável.
As horas de trabalho contam como estágio supervisionado obrigatório da grade curricular de cada curso. “O trabalho é reconhecido como um componente integral da formação dos alunos, inserindo-se no conceito de extensão curricularizada”, aponta a coordenadora.
O professor Fábio Kao, coordenador do curso de Educação Física do ENIAC, participou da implantação do projeto. “Começamos na comunidade Nova Conquista com enfermagem e educação física. Avançamos no atendimento precoce de patologias que acometem a população carente”. De acordo com Kao, é nítido para os professores o avanço acadêmico dos alunos que participam do programa e têm a oportunidade de aplicar o que é aprendido em sala de aula.
“Se comparamos com alunos de outras instituições ou mesmo com outros alunos da mesma sala que não participam, é explícita a evolução profissional de quem está no ‘ENIAC Saúde nas Comunidades’. Saem do projeto diferentes, tanto em termos de socialização, como em responsabilidade profissional”, analisa Kao.