Planos de saúde terão que explicar cancelamentos unilaterais

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Dezessete operadoras de planos de saúde e quatro associações de saúde vão ter que prestar esclarecimentos sobre cancelamentos unilaterais de contratos à Senacon.

A Secretaria Nacional do Consumidor começou a investigar as rescisões por causa do aumento de reclamações nos portais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo a Senacon, muitas empresas não forneceram dados suficientes para uma análise completa dos casos e, por isso, foram notificadas a prestar mais informações.

Entre os questionamentos feitos pela secretaria estão os motivos alegados pela empresa para fazer o cancelamento; quantos segurados estavam em tratamento; quantos necessitam de cuidados contínuos de saúde e quantos são idosos.

De acordo com a Senacon, algumas operadoras já informaram que os cancelamentos foram em contratos coletivos e empresariais e não atingiram pessoas vulneráveis.

Outras, argumentaram que os cancelamentos foram realizados de acordo com a legislação vigente, e somente após tentativas de renegociação de débitos e prévia notificação aos clientes.

A secretaria continua acompanhando as justificativas e avalia medidas cabíveis para proteger os interesses dos consumidores afetados, como uma audiência pública para discutir o tema.

As reclamações dos consumidores a respeito de produtos ou serviços podem ser feitas no consumidor.gov.br ou no proconsumidor.mj.gov.br.

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