Nesta quarta-feira (6), profissionais de saúde de Guarulhos participaram de um encontro estratégico no anfiteatro do Complexo Hospitalar Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, para discutir o fortalecimento da linha de cuidado das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no município. Realizado das 9h às 12h, o evento contou com a presença de 25 especialistas de diferentes instituições, incluindo o Programa Estadual – Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP, DRS-1, GVE VIII Mogi das Cruzes e da Secretaria de Saúde.
A atividade foi marcada pela apresentação da coordenadora de Ações de Vigilância, Marina Nairismagi Alves, do Programa Municipal IST/aids e Hepatites Virais, que ofereceu um panorama da trajetória da rede de atenção às pessoas que vivem com HIV/aids em Guarulhos e destacou a importância da integração entre os serviços de atenção primária, especializados e de urgência para garantir um atendimento contínuo e eficaz, além de apresentar estratégias locais para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento, reforçando o compromisso com a qualidade e a abrangência dos serviços.
A infectologista Laura Marques de Azevedo, da Gerência de Assistência do CRT/SP, forneceu uma capacitação sobre o manejo avançado da aids, abordando os cuidados específicos para pacientes com imunidade comprometida e suscetíveis a infecções oportunistas. A palestra foi parte das ações de atualização das equipes quanto às diretrizes do Ministério da Saúde, evoluindo a qualificação do atendimento na rede pública municipal.
Ao final do evento, os participantes reforçaram a importância de expandir as estratégias de educação permanente em saúde e consolidar a linha de cuidado para ISTs. A proposta envolve um alinhamento entre os pontos de atenção no município, visando fortalecer a rede de atendimento integrado e a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.