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Administração inovadora e eficiente proporciona economia aos cofres públicos

Nos últimos oito anos as diversas ações adotadas pela Secretaria de Gestão contribuíram para a eficiência, a agilidade e a transparência nos procedimentos administrativos, o aprimoramento do trabalho e, consequentemente, a melhoria do serviço prestado à população. Entre elas, destacam-se a aquisição de novos computadores, proporcionando a renovação dos equipamentos da Prefeitura, e os investimentos em fibra óptica, que possibilitaram interligar novos próprios à rede de dados da Prefeitura.

Os investimentos foram feitos também na infraestrutura tecnológica, com a modernização do Data Center, o aumento da capacidade de armazenamento de dados e a aquisição de ferramentas avançadas de segurança, além da revisão de processos e a mudança da cultura organizacional.

“Encontramos a infraestrutura tecnológica muito sucateada e com muito empenho e apoio do prefeito Guti conseguimos transformar a realidade e obter ótimos resultados”, destacou o secretário de Gestão, Adam Kubo.

A adoção de software livre para o geoprocessamento garantiu uma economia de 32 milhões de reais em licenças de programas, avanço obtido também com a implementação do Sistema Eletrônico de Informações, um software gratuito cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região que permitiu que, passados dois anos, 95% dos processos da Prefeitura fossem abertos eletronicamente. Tal medida resultou em preservação ambiental, com a redução drástica de compra e consumo de papel, e uma economia de mais de R$ 22 milhões gastos na abertura de processos administrativos em papel.

Além disso, os seis leilões de veículos ocorridos a partir de 2017 possibilitaram a modernização e a renovação da frota da Prefeitura com a aquisição de ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu), motolâncias (motos equipadas para prestar atendimento emergencial de saúde) e viaturas administrativas.

Gestão de pessoas

Os avanços feitos na política de administração de pessoas incluíram a capacitação de 12.926 servidores por meio de palestras e cursos coordenados pela Escola de Administração Pública (Esap), a responsável pelo polo Guarulhos da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), por onde já passaram quase três mil estudantes desde 2017.

Entre 2018 e 2024 a pasta realizou 48 concursos públicos, por meio dos quais foram convocados 5.811 candidatos para cargos de vários setores, principalmente nas áreas de saúde, educação, segurança pública e trânsito, entre outras.

Por meio do Programa de Demissão Voluntária, 1.480 servidores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), já aposentados e que continuavam na ativa, foram beneficiados, facilitando seus desligamentos e o desejo de buscar outras atividades profissionais ou mesmo se aposentar.

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