Na última sexta-feira (24) o projeto Procon nos Bairros realizou 41 atendimentos no Lago dos Patos, na Vila Rosália, o que resultou na abertura de processos em razão de diversas reclamações da população (plataforma de recompensa, contrato de seguro de garantia estendida, cancelamento de plano funerário, devolução de valores, entre outras), além de orientações e distribuição de material informativo.
Semanalmente a unidade móvel do órgão leva a um bairro diferente os mesmos serviços das unidades fixas do Procon, como desbloqueio da Nota Fiscal Paulista, informações e esclarecimentos sobre estabelecimentos em desacordo com a lei federal 8.078/1990 (Código de Proteção e Defesa do Consumidor).
A ação busca facilitar o acesso do munícipe aos serviços oferecidos. “Nosso compromisso é ampliar o alcance dos serviços do Procon, aproximando o órgão das comunidades. Com o projeto Procon nos Bairros garantimos que o consumidor tenha acesso a seus direitos de forma ágil e acessível, reforçando nossa luta diária contra práticas abusivas e fraudes. Queremos que o Procon seja um verdadeiro aliado da população, especialmente das pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destacou o gestor da Procon Guarulhos, Maurício Júnior Hora.
Sempre que pode, a funcionária pública aposentada Terezinha de Jesus da Silva, de 62 anos, faz caminhadas no Lago dos Patos. “Achei ótimo encontrar o Procon aqui. Algumas vezes não dá pra ir a uma agência. Tem muitos golpes acontecendo e precisamos de orientação para evitarmos. Este é um serviço público muito válido”, contou a moradora do Jardim Rosa de França, que formalizou uma reclamação sobre um serviço online contratado.
Por sua vez, o estudante de medicina guarulhense Gabriel de Araújo Brandão, de 24 anos, foi ao lago, um dos principais pontos turísticos da cidade, para apresentá-lo à namorada Carolina, de Goiás. Ele aprovou a ação do órgão de defesa do consumidor. “É bom ter o serviço nos bairros porque facilita a locomoção dos que têm mais idade e das pessoas em vulnerabilidade social, que não precisam gastar com deslocamento, além daquelas que não dispõem de computador”, disse o jovem.
Atendimentos
Os atendimentos presenciais do Procon ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas seguintes unidades:
Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro
Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João. Telefone: 2408-4315
Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC). Telefone: 3202-1312
O Procon Guarulhos atende também pelo Disque-Denúncia 151.
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