Saúdeúltimas

Papa Francisco está com infecção polimicrobiana e a situação clínica é ‘complexa’

O Papa Francisco está enfrentando uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias, e sua condição clínica foi classificada como “complexa”, conforme comunicado do Vaticano divulgado às 9h desta segunda-feira (17), no horário de Brasília. De acordo com a Santa Sé, o tratamento do pontífice, de 88 anos, que ocupa o cargo desde 2013, foi modificado após o diagnóstico, e não há previsão de alta. Ele permanecerá no hospital pelo tempo que for necessário.

Mais cedo, um porta-voz do Vaticano informou que o papa se encontra em estado de saúde estável, tendo dormido bem durante a noite, tomado café da manhã e se mostrado de “bom humor”. No entanto, não foi esclarecido se Francisco voltou a apresentar febre, como ocorreu no início de sua internação. Os boletins médicos anteriores indicavam que a febre estava diminuindo ao longo dos dias.

Apesar da alteração no tratamento, os médicos já haviam recomendado repouso absoluto ao pontífice, que precisou cancelar todos os seus compromissos. Contudo, segundo a emissora italiana Mediaset, mesmo hospitalizado, ele continuou a realizar ligações para conversar com membros de uma paróquia católica em Gaza durante o fim de semana.

Francisco também se desculpou por não poder participar da oração semanal que costuma realizar aos domingos na Praça de São Pedro e não poderá liderar uma missa especial para artistas em celebração ao Ano Jubilar da Igreja Católica.

Este é o quarto dia de internação do papa, que está lidando com a infecção respiratória desde o início do mês. Ele foi admitido no hospital Gemelli, em Roma, na manhã da última sexta-feira.

Comment here