Rebeca Andrade retorna às competições com ouro histórico no Pan-Americano de Ginástica
A volta de Rebeca Andrade às competições internacionais não poderia ter sido melhor. Após quase dois anos afastada dos campeonatos, a campeã olímpica brilhou neste domingo (21) ao conquistar a medalha de ouro no salto durante o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística, disputado no Rio de Janeiro.
Com uma apresentação de alto nível, Rebeca garantiu o lugar mais alto do pódio ao alcançar média de 14.266 pontos. A brasileira executou dois saltos que receberam notas de 14.433 — a maior da competição — e 13.700, assegurando um resultado histórico para o país.
A conquista representa o primeiro ouro do Brasil na prova de salto feminino em uma edição do Pan-Americano de Ginástica Artística.
A medalha de prata ficou com a canadense Lia Monica Fontaine, que somou 14.249 pontos, enquanto o bronze foi para a norte-americana Claire Pease, com 13.916.
Brasil soma mais seis medalhas
Além do ouro de Rebeca, o Brasil teve um domingo de destaque na competição, conquistando outras seis medalhas.
Na final das barras paralelas masculinas, Diogo Soares ficou com a medalha de prata ao obter 13.933 pontos.
O atleta voltou ao pódio na barra fixa, conquistando mais uma prata, desta vez com nota 14.133.
Na mesma prova, Arthur Nory garantiu o bronze com 14.033 pontos, empatado com o canadense Felix Dolci.
O Brasil ainda conquistou outras três medalhas de bronze:
- Thaís Fidélis, na trave;
- Sophia Weisberg, nas barras assimétricas;
- Vitaliy Guimarães, no solo.
Com o retorno vitorioso de Rebeca Andrade e uma série de bons resultados nas finais do dia, a delegação brasileira encerrou a rodada reforçando seu protagonismo na ginástica artística das Américas.



