Quarta-feira, Junho 24, 2026
InícioCidadeAD Guarulhos sofre nova punição no TJD-SP e acumula perda de 15...

AD Guarulhos sofre nova punição no TJD-SP e acumula perda de 15 pontos na Segundona Paulista

 

Fonte: O curioso do futebol

quarta-feira, junho 24, 2026

Índio Guaru volta a ser penalizado por suposta irregularidade na inscrição de atletas, perdendo mais três pontos. Equipe já tinha perdido 12 no julgamento anterior

 

O Guarulhos sofreu uma nova derrota fora das quatro linhas. Em julgamento realizado na terça-feira (23), o Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) determinou a perda de mais três pontos do clube por irregularidades relacionadas à inscrição de atletas na Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 2026.

Com a nova decisão, o Índio Guaru chega a 15 pontos perdidos na competição, ficando com apenas um e na lanterna do encerrado Grupo 3 da competição. Além disso, o clube foi multado em R$ 3.750,00.

Nova punição amplia prejuízo do Guarulhos

A penalidade foi aplicada no processo nº 736/2026, conforme a citação nº 70/2026, com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da utilização ou inscrição de atletas sem condições regulamentares de participação.

 

O caso analisado pelo tribunal teve como base a partida contra o Votoraty, encerrada com derrota do Guarulhos por 4 a 2 na última rodada da primeira fase da competição.

Segundo a denúncia, o clube teria inscrito quatro jogadores acima do limite permitido pelo regulamento: Igor (1997), Lucas Ribeiro (2000), Luís Fernando (2000) e Vinícius Souza (2001).

 

Entenda a irregularidade apontada

O regulamento da Segundona Paulista estabelece que os clubes podem utilizar atletas nascidos a partir de 2003, além de apenas três jogadores nascidos em 2002 ou antes.

O trecho do regulamento prevê:

“Os clubes poderão utilizar atletas nascidos a partir de 2003 e mais três atletas nascidos em 2002 ou antes para a competição.”

A interpretação adotada pela denúncia considera que o limite se aplica ao total de atletas inscritos na competição, e não apenas aos relacionados para cada partida.

Clube já havia perdido 12 pontos

Esta não é a primeira punição sofrida pelo Guarulhos na temporada. Em julgamento anterior, o clube já havia sido condenado pela mesma infração em partidas contra o Flamengo de Guarulhos e o Paulínia.

 

Na ocasião, o TJD-SP determinou a perda de 12 pontos, resultado que retirou a equipe da zona de classificação para a segunda fase e a colocou na última posição do grupo.

Com o novo julgamento, o total de pontos descontados chegou a 15.

O que prevê o artigo 214 do CBJD?

O artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva estabelece sanções para clubes que incluam em súmula ou utilizem atletas sem condições legais ou regulamentares para atuar.

 

A punição prevista determina:

“Perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória, independentemente do resultado da partida, além de multa que pode variar entre R$ 100 e R$ 100 mil.”

A aplicação da norma tem sido o fundamento utilizado pelo tribunal nos processos envolvendo o Guarulhos.

Guarulhos promete recorrer das decisões

O clube publicou um comunicado nas redes sociais informando que já adotou medidas jurídicas e administrativas para tentar reverter as punições.

Segundo a nota, uma manifestação técnica mais detalhada será divulgada nos próximos dias para esclarecer a posição da instituição sobre o caso.

“Em breve publicaremos uma nota técnica com todos os esclarecimentos, detalhando o ocorrido e as ações tomadas, esclarecendo tudo de forma detalhada, sem prejuízo do planejamento para a sequência da temporada de toda a Instituição”, informou o clube.

Na mesma publicação, o Guarulhos classificou a situação como um “grande e injusto golpe” e agradeceu o apoio recebido de torcedores e parceiros durante o processo.

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Tania Suely Campos do Nascimento sobre Posso me sentar?
Bruna Maria Moura sobre Posso me sentar?
Roberto sobre Posso me sentar?
Ana Eliza sobre Posso me sentar?
Carlos Brasil sobre Posso me sentar?
Gilberto Penido sobre E esse fardo ai… Quem carrega?
Marilene Neiva Terra sobre Mãe solo, deste solo.
Marilene Neiva Terra sobre Você já esteve do outro lado da mesa?
Izabella sobre Qual o seu nome?
Paula Brasil sobre Qual o seu nome?
Silmara Aparecida Da Cruz sobre Qual o seu nome?
JULIANA POLESI sobre Qual o seu nome?
Valeria Garcia sobre Está cansada do quê?<br>
Juselia Ramalho Freitas sobre Está cansada do quê?<br>
Elisangela Gentile sobre Quem cuida de quem cuida?
Patricia sobre Quem cuida de quem cuida?
Ana Eliza Lourenco Bernardo sobre Quem cuida de quem cuida?
Ana Eliza Lourenco Bernardo sobre Enquanto Espero
rosimere Lopes da Silva sobre Quem cuida de quem cuida?
Álvaro Zamorano sobre Enquanto Espero
Izabella sobre Enquanto Espero
Juliana Polesi sobre Enquanto Espero
Alexandra Oniki sobre Enquanto Espero
Yara sobre Enquanto Espero
Lica Gentile sobre Enquanto Espero
Thabata Marques sobre Enquanto Espero
Maria Cilene da Silva sobre Enquanto Espero
Maísa Borges Soares sobre Enquanto Espero
Iran Marques sobre Enquanto Espero
Roberto sobre Enquanto Espero
Juselia Ramalho Freitas sobre ESSE DIPLOMA VOCÊ NÃO TEM
Valeria Garcia sobre ESSE DIPLOMA VOCÊ NÃO TEM
Bruna Maria Moura sobre ESSE DIPLOMA VOCÊ NÃO TEM
Rafael Quilles sobre ESSE DIPLOMA VOCÊ NÃO TEM