Sexta-feira, Junho 26, 2026
InícioARUJÁArujá inicia estudos para implantação do ‘Centro TEA’ ampliando políticas de inclusão

Arujá inicia estudos para implantação do ‘Centro TEA’ ampliando políticas de inclusão

A Prefeitura de Arujá deu início, na terça-feira (23), ao processo administrativo voltado à viabilização do “Centro TEA Arujá”. O futuro equipamento público será destinado ao atendimento especializado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e oferecerá suporte e acolhimento estruturado para as suas respectivas famílias.

Como parte das etapas iniciais de planejamento e captação de referências para o projeto, foi realizada uma visita técnica ao “Centro TEA Paulista”, conforme explicou o prefeito Luis Camargo, ao lado do secretário de Gabinete, Vinícius Dornelas. A atividade contou com a presença do secretário de Estado de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCDs), Marcos da Costa, com o objetivo de levantar dados técnicos e operacionais necessários para a modelagem do novo espaço municipal.

O projeto do “Centro TEA Arujá” prevê uma infraestrutura moderna e totalmente adaptada às normas de acessibilidade, com ambientes projetados para o desenvolvimento infantil e a aplicação de abordagens terapêuticas. A estrutura planejada engloba: sala multissensorial com um ambiente preparado para estímulos controlados e desenvolvimento cognitivo; sala de atendimento terapêutico, sendo um espaço reservado para o acompanhamento individualizado; sala de estimulação e desenvolvimento, constituindo uma área voltada para atividades motoras e funcionais. Além disso, ressaltou o prefeito, haverá espaço de orientação e acolhimento às famílias, sendo um setor dedicado ao suporte psicossocial dos responsáveis e acessibilidade integral, com ambientes totalmente adaptados, para garantir o livre acesso de todos os usuários.

A iniciativa conta ainda com o apoio institucional e a articulação do Lions Clube de Arujá, que se colocou à disposição para colaborar com o desenvolvimento do projeto, discussão de ideias e futuras parcerias estratégicas para a implantação.

Com o avanço dos estudos e trâmites administrativos, a administração municipal reafirma o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas de inclusão, assistência social e saúde, consolidando uma rede de atendimento qualificada para a população que mais necessita.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Tania Suely Campos do Nascimento sobre Posso me sentar?
Bruna Maria Moura sobre Posso me sentar?
Roberto sobre Posso me sentar?
Ana Eliza sobre Posso me sentar?
Carlos Brasil sobre Posso me sentar?
Gilberto Penido sobre E esse fardo ai… Quem carrega?
Marilene Neiva Terra sobre Mãe solo, deste solo.
Marilene Neiva Terra sobre Você já esteve do outro lado da mesa?
Izabella sobre Qual o seu nome?
Paula Brasil sobre Qual o seu nome?
Silmara Aparecida Da Cruz sobre Qual o seu nome?
JULIANA POLESI sobre Qual o seu nome?
Valeria Garcia sobre Está cansada do quê?<br>
Juselia Ramalho Freitas sobre Está cansada do quê?<br>
Elisangela Gentile sobre Quem cuida de quem cuida?
Patricia sobre Quem cuida de quem cuida?
Ana Eliza Lourenco Bernardo sobre Quem cuida de quem cuida?
Ana Eliza Lourenco Bernardo sobre Enquanto Espero
rosimere Lopes da Silva sobre Quem cuida de quem cuida?
Álvaro Zamorano sobre Enquanto Espero
Izabella sobre Enquanto Espero
Juliana Polesi sobre Enquanto Espero
Alexandra Oniki sobre Enquanto Espero
Yara sobre Enquanto Espero
Lica Gentile sobre Enquanto Espero
Thabata Marques sobre Enquanto Espero
Maria Cilene da Silva sobre Enquanto Espero
Maísa Borges Soares sobre Enquanto Espero
Iran Marques sobre Enquanto Espero
Roberto sobre Enquanto Espero
Juselia Ramalho Freitas sobre ESSE DIPLOMA VOCÊ NÃO TEM
Valeria Garcia sobre ESSE DIPLOMA VOCÊ NÃO TEM
Bruna Maria Moura sobre ESSE DIPLOMA VOCÊ NÃO TEM
Rafael Quilles sobre ESSE DIPLOMA VOCÊ NÃO TEM