Guarulhos recebeu na última quarta-feira (26) mais de 100 pessoas na 7ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que aconteceu durante todo o dia no Adamastor. O encontro debateu a erradicação da fome e a garantia de direitos baseados em comida de verdade, democracia e equidade.
O prefeito Guti não pôde estar presente no Adamastor, mas, por meio de um vídeo, parabenizou o público pela iniciativa de participar de um debate com tema tão importante para a cidade. “Vocês trabalham duro para nos ajudar a pensar nas políticas públicas que fazem a diferença na vida daqueles que mais precisam. A participação popular e do conselho nessas ações é de extrema importância para nós”, comentou.
As discussões no evento foram baseadas em eixos como os determinantes estruturais e os macrodesafios para a soberania e a segurança alimentar e nutricional, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, as políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada e, por fim, a democracia e a participação social.
O público, que participou ativamente dos debates promovidos no encontro, foi formado por povos e comunidades tradicionais, indígenas, organizações da sociedade civil, pessoas em situação de rua, representantes de secretarias municipais, parlamentares da Câmara Municipal de Guarulhos e representantes de conselheiros estaduais ligados à alimentação, além de empresários ligados ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan), órgão que, ao lado da Prefeitura de Guarulhos, realizou o evento.