Uma equipe da Patrulha Maria da Penha de Guarulhos, programa da Guarda Civil Municipal (GCM), participou de um seminário contra a violência doméstica no Memorial da América Latina, em São Paulo, na última semana. O evento, organizado pela Secretaria de Segurança Urbana da capital, teve como tema Guardiã Maria da Penha – Educar para Romper a Cultura da Violência.
Durante três dias foram promovidos debates e palestras com a presença de especialistas renomados, que abordaram assuntos relacionados à conscientização e os desafios na transformação do comportamento social contra a violência doméstica e familiar.
“Trouxemos de Guarulhos os nossos agentes para aperfeiçoar conhecimentos e compartilhar experiências dentro do mesmo propósito, que é conscientizar e educar para salvar vidas”, afirma Darcy Maria Feitosa, comandante da Patrulha Maria da Penha, que discursou no seminário e contribuiu para educar os participantes quanto à grande urgência social do tema.
Em Guarulhos, a Patrulha Maria da Penha fiscaliza o cumprimento de medidas protetivas por violência doméstica a partir do contato direto com vítimas e de rondas 24 horas pela cidade, que efetuam um trajeto que contempla os endereços em que as atendidas residem, trabalham e outros que fazem parte de suas rotinas. O serviço assiste quase 300 mulheres e realizou 12 mil atendimentos e 40 prisões de agressores na última meia década.