O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes(MDB), disse nesta segunda-feira (6), que um dos caminhos para a gestão municipal conseguir enterrar os fios da cidade seria cobrar uma taxa dos moradores.
“A taxa, pela regulação, uma possibilidade de fazer a cobrança de um a taxa de serviço, taxa de melhoria, contribuição de melhoria, a gente tem conversado com a Enel, desde o ano passado estamos tratando disso”, afirmou em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
Segundo Nunes, a primeira reunião com representantes da concessionária ocorreu em outubro de 2022 para elaborar uma proposta aos cidadãos. A ideia é repartir os custos com os munícipes que tiverem interesse.
O prefeito, entretanto, não soube explicar como a cobrança funcionaria e de que forma essa taxa, sem projeção do número de contribuintes, poderia, de fato, viabilizar o enterramento dos fios.
“A gente está desenvolvendo plano para apresentar para a sociedade de casos em que o contribuinte, o morador, pode aceitar pagar uma taxa de contribuição, não farei de forma obrigatória. A ideia é fazer com que a gente possa apresentar, sei lá, pega um quarteirão de um bairro qualquer, se quiser aderir, uma parte a prefeitura entra, e o munícipe entra com outra parte, e a gente consegue acelerar a questão do enterramento”.
Fonte: g1.globo.com