O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou na manhã desta terça-feira (21) que autorizou a execução do projeto executivo da expansão da Linha 2-Verde até a Dutra, em Guarulhos.
A fala foi durante cerimônia de batismo do “tatuzão” da Linha-2. Maior máquina deste tipo em utilização na América Latina, a tuneladora vai escavar, em sua primeira fase, o novo trecho de 8,4 km entre a Vila Prudente e a Penha, cruzando a zona leste de São Paulo em oito futuras estações e investimento de R$ 11,4 bilhões. Posteriormente, em sua segunda fase, o tatuzão iniciará as obras no município de Guarulhos.
“Nossa ideia é levar o Metrô para fora da cidade de São Paulo e a gente precisa chegar em Guarulhos. É um compromisso que assumimos”, afirmou o governador.
A ampliação vai tornar a Linha 2-Verde o maior ramal de metrô de São Paulo, com 23 km de extensão. A construção prevê um novo trecho de 8,4 km (sendo 8 operacionais) e oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. A expansão do ramal vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas.
Após a conclusão das obras, a Linha 2-Verde vai proporcionar a redução no tempo de deslocamento da população da zona leste e a redistribuição do fluxo de passageiros em toda a rede de transporte público sobre trilhos de São Paulo.
“O início das operações do tatuzão é um importante passo para a expansão da Linha 2-Verde, que vai garantir mais qualidade de vida para a população e beneficiar mais de 300 mil passageiros por dia. As obras até a Penha, e depois até Guarulhos na segunda fase, são mais um avanço do Governo do Estado, em conjunto com a Secretaria de Transportes Metropolitanos e com o Metrô, na ampliação do transporte público metropolitano, alinhado ao compromisso desta gestão em melhorar a cada dia a prestação de serviço aos passageiros”, declarou o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Marco Assalve.
Fonte: guarulhosweb