A pouco mais de um ano para o fim de seu mandato como prefeito de Guarulhos, Guti (PSD) escolherá seu candidato a sucessor com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O diálogo visa à defesa das políticas de direita e do progresso conquistados após 16 anos de governos do Partido dos Trabalhadores (PT), que flerta com uma aliança junto à candidata do PSDB de oposição, Fran Corrêa.
A estratégia é decidir em conjunto uma chapa da “verdadeira direita” que impeça um retrocesso ao sistema precarizado encontrado em 2017, quando Guti assumiu o governo. O cenário à época retratava um sistema precário de saneamento básico, dezenas de obras paralisadas e endividamento de dois orçamentos anuais inteiros que travavam o recebimento de verbas federais.
Como opções à direita para a sucessão, Guti, Tarcísio e Bolsonaro refletem sobre quatro possíveis candidaturas: Edmilson Americano, Jorge Wilson, professor Jesus e Thiago Surfista.
Perguntado se é cogitada a indicação do vereador Lucas Sanches, que já se posicionou pró-Bolsonaro, Guti desconsidera. “Não posso falar pelo governador e presidente, mas ele não é meu candidato”, afirmou.
Possíveis candidatos:
Uma das projeções do trio é o lançamento do secretário de Governo, Edmilson Americano, que está à frente de diversos programas municipais, como a macrodrenagem do rio Baquirivu-Guaçu, a construção do novo Hospital Infantojuvenil de Guarulhos e negociações com entes estaduais para acelerar a chegada do metrô à cidade.
Por sua vez, o deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), conhecido como Xerife do Consumidor, é outra forte opção para os aliados. Ativo nas demandas da cidade, faz pontes entre a Prefeitura e os órgãos estaduais, além de atender a população em um escritório no Jardim Bom Clima e ser líder do governo estadual na Assembleia Legislativa.
Outra opção é o vice-prefeito Professor Jesus (Podemos), que acumula dois mandatos como vereador e presidente da Câmara Municipal em seu currículo, além de sua participação ativa na busca por fortalecimento dos programas municipais, em especial os culturais.
Considera-se também o vereador e atual secretário de Meio Ambiente, Thiago Surfista (PSD), que é ex-bombeiro militar, biólogo e fundador do projeto Entre Nessa Onda, que promove cursos e eventos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: terrabrasilnoticias.com