A exposição Nonni di São Paulo receberá a visita do cônsul italiano em São Paulo, Domênico Fornara, na próxima quinta-feira (25) às 15h. A mostra celebra os 150 anos da imigração italiana ao Brasil e reúne, no Adamastor, a história de quase uma centena de vovós e vovôs italianos que vieram para o país e para o São Paulo a partir da segunda metade do século 19.
O representante do governo da Itália no Estado será recebido pelo prefeito Guti e pelo idealizador e curador da mostra, o jornalista italiano radicado no Brasil Oliviero Pluviano. Juntas, as autoridades irão prestigiar as obras que retratam, por meio de fotos e depoimentos, a vida de italianos que se estabeleceram no Brasil ao longo do último um século e meio.
A exposição gratuita segue no Adamastor, de segunda-feira a domingo, das 9h às 22h, para apreciação do guarulhense até o dia 29 de fevereiro e faz parte das comemorações do início da chegada dos primeiros colonos italianos ao Brasil.
Nonni di São Paulo, 150 anos de história
Itinerante, a mostra Nonni di São Paulo foi lançada na cidade de São Paulo em 2021 com o apoio do Consulado-Geral da Itália em São Paulo e o patrocínio da Bauducco.
Alguns desses personagens ainda trazem na memória muitas histórias de coragem e superação e fazem parte de um recorte fundamental para compreender a importância e a contribuição desses pioneiros italianos para a cultura e a economia brasileiras, ao longo de gerações.
Os italianos vivos e muitos descendentes ajudam a perpetuar junto às novas gerações suas ricas histórias de vida e a compreender a importância da chegada dos colonos a São Paulo para a pujança do Estado economicamente mais importante do País.
Pioneiros de Guarulhos
Na mostra o público tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de famílias vindas da Itália que colaboraram para colocar o município em destaque no cenário nacional. Luigi Bauducco, Paolo Faccini e Attilio Trevisan são alguns exemplos de italianos estabelecidos em Guarulhos que fizeram história na cidade e no Brasil.
Em seus respectivos setores, todos foram fundamentais para a economia e o desenvolvimento da cidade.
O Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.