Durante as discussões e votações, foi aprovado, por exemplo, o PL 345/2023, apresentado por Ticiano, que institui o Programa de Apoio à Saúde da Mulher para que os exames de mamografia com suspeita de câncer sejam realizados no máximo em 30 dias a partir da solicitação médica.
Neste sentido, também foram discutidos e votados o PL 578/2022, da vereadora Carol Ribeiro (PSDB), que cria o projeto Sonho de Menina, promovendo a festa de 15 anos coletiva para adolescentes de baixa renda, e o PL 345/2023, de Rafael Acosta (DC), que obriga a afixação de placas informativas dos disque 180, serviço para denúncia da violência contra a mulher.
Também foi aprovado o PL 1258/2021 (Jayme Júnior, Republicanos), que dispõe sobre o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia.
Completaram a lista o PL de Dr. Alexandre Dentista (PSD), que institui o serviço funerário gratuito, e o PL de Karina Soltur (PSD) que reconhece a Associação Leami como de utilidade pública.
O único veto do prefeito referendado pelos vereadores mantido foi para o Projeto de Lei de Janete Rocha Pietá (PT), que obriga, na Prefeitura, o afastamento de trabalhadoras gestantes de atividades insalubres.
Decreto legislativo e relatóriosTambém foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 2883/2023, proposto por Janete Pietá, que concede o título de Cidadão Guarulhense ao padre Valdocir Aparecido Raphael.
Ao final, foram apreciados dois relatórios. O primeiro deles, relativo à Comissão Especial de Inquérito que apurou o suicídio de um paciente no Hospital Municipal de Urgências, ocorrido no dia 13 de agosto de 2022, presidido por Márcia Taschetti (PP). O segundo, da Comissão Especial de Estudos, presidido por Janete Pietá, averigou a política de imigração em Guarulhos.
A íntegra desta e das demais Sessões pode ser acompanhada pelos canais da TV Câmara Guarulhos no Facebook e no YouTube.