Covid-19: interior de São Paulo registra crescimento de mais de 200% por coleta domiciliar

Coronavírus Saúde

A restrição à circulação de pessoas nas ruas neste período de quarentena e isolamento, provocado pela pandemia de Covid 19, motivou uma série de adaptações e mudança de hábitos dos brasileiros. Uma delas foi a ida aos laboratórios para coleta de exames. Prova disso está nos números: São Paulo, líder em casos de Coronavírus no país, é também um dos Estados onde a procura pela coleta laboratorial domiciliar disparou.

Em Campinas, por exemplo, onde já foram registrados 796 casos da doença e 3 mortes confirmadas da Covid-19, a procura pelo serviço aumentou. De acordo com o médico Alex Galoro, Gestor do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, a coleta em domicílio de exames laboratoriais se tornou a melhor alternativa para quem precisa realizar testes nesta fase de isolamento social. “Aqui na região, o crescimento pelos serviços domiciliares cresceu mais de 200% nas últimas semanas. A maioria para coletar amostras para Covid 19”, explica o especialista.

O médico ressalta ainda que a população está atendendo às principais recomendações das autoridades de saúde de ficar em casa nesta etapa do enfrentamento para assegurar a contenção da circulação do vírus na região. “Em Campinas, o crescente índice de casos da doença foi um sinal de alerta para a comunidade e muitos perceberam a importância de não se expor aos riscos de contágio e adotaram novas rotinas, para não sair de casa. Neste sentido, muitos serviços se mostraram fundamentais, como os de cuidados com a saúde, e, ganharam relevância ímpar no dia a dia das pessoas. Atentos a isso, reformulamos nossos agendamentos e nossas equipes ganharam capacitação e reforço para atender as demandas por exames clínicos”, afirma.

A pouco mais de 200 quilômetros de Campinas, Ribeirão Preto é uma das cidades onde a demanda pelo serviço cresceu. Os mais de 97 casos confirmados de Covid 19, provocou crescimento na procura pela coleta do material biológico em casa. De acordo com a médica Maria do Carmo, Gestora do mesmo Grupo, o percentual de aumento pelo serviço superou 233%. “A comunidade está informada e atenta aos principais cuidados e orientações de não sair de casa e tem optado por este serviço, para assegurar a coleta do material para testes, sem precisar sair de casa”.

Segundo a especialista, a procura cresceu não apenas para testes de Covid 19. “A população também procura por outros serviços como hemograma, teste do pezinho, etc. O mais importante é seguir a orientação de não sair de casa”. A médica explica ainda que a empresa presta serviço às empresas que optam pela coleta no local de trabalho para preservar a saúde dos colaboradores. “É mais uma opção criada para assegurar comodidade e segurança às empresas e pacientes que querem evitar ambientes com aglomerações e grande fluxo de pessoas”, finaliza.

Quem deve fazer o teste?

O exame é feito em pacientes com sintomas da doença que apresentem indicação médica. O agendamento pode ser feito por telefone ou por e-mail, basta fornecer dados sobre que exames pretende realizar e aguardar as orientações. Os resultados ficam disponíveis por meio do aplicativo do Sabin, para que o paciente não precise ir até uma unidade para ter acesso aos laudos. “Pensamos em todas as alternativas para dar ao cliente conforto e comodidade. Além do acesso aos resultados, é possível obter informações sobre os exames, encontrar endereços de nossas unidades, notícias de saúde, valores de referência para resultados e calendário de vacinas”, explica Galoro.

Fonte: FSB Comunicação/divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *