A Black Friday de 2023 começou oficialmente à meia-noite dessa sexta-feira (24).
As expectativas do comércio para este ano são de uma alta significativa das compras em relação ao ano passado, quando o evento teve seu pior faturamento desde que chegou ao Brasil.
O evento deve movimentar neste ano cerca de R$ 15,5 bilhões, com uma despesa média de R$ 1.380 por consumidor, segundo balanço da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
Só no e-commerce, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) espera que a Black Friday atinja um faturamento de R$ 7,1 bilhões, crescimento de 17% na comparação com 2022.
Pesquisas mostram que, nos últimos dias, as pesquisas relacionadas à data mais que dobraram, registrando um aumento de 114% em comparação ao com o ano anterior.
Eletrônicos são os itens mais buscados pelos consumidores, segundo levantamento do Google realizado 10 dias antes do evento, aparecendo nas pesquisas de 69% das pessoas — com destaque para os eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%).
Use ferramentas de monitoramento e evite a compulsão
As principais dicas para quem quer fazer compras durante a Black Friday são pesquisar, se planejar financeiramente e evitar compulsões.
Para saber se o preço está em conta, Maurício Cascão, CEO da Mosaico, empresa dona dos sites Zoom e Buscapé, sugere que os consumidores preparem uma lista de desejos e usem ferramentas de monitoramento para acompanhar a variação do valor do produto ao longo do último ano.
Fonte: cnnbrasil