CidadeCulturaúltimas

Retomada as sessões de cinema no Teatro Padre Bento.

Que notícia maravilhosa sobre o Teatro Padre Bento! É incrível ver como esse espaço histórico, que tem uma rica trajetória desde 1937, está se reinventando com o projeto Cine Bento. A ideia de retomar as exibições cinematográficas e criar um espaço de interação entre produtores locais e o público é uma forma linda de celebrar a cultura e a arte na cidade de Guarulhos.

Os temas mensais, que vão desde carnaval e mulheres no cinema até povos originários e documentários musicais, prometem trazer uma diversidade de experiências e reflexões. E as rodas de conversa após as sessões são uma ótima oportunidade para o público se conectar ainda mais com os filmes e seus criadores.

 

 

História

O Teatro Padre Bento foi criado em 1937 – o primeiro da cidade – com o objetivo de ser opção de lazer para os doentes de hanseníase do Sanatório Padre Bento, que na época eram separados da sociedade. A construção teve contribuição dos próprios internos, que queriam um espaço com atividades culturais para entretenimento. Eles fabricaram boa parte dos móveis e produziram pinturas decorativas e materiais técnicos. Com o controle da hanseníase na década de 1960, o local, antes restrito aos pacientes, foi aberto à comunidade local. Também já funcionou como Cine Padre Bento, além de hospedar bailes.

O Teatro Padre Bento, centro de referências culturais e arquitetônicas da cidade, é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho Municipal do Patrimônio de Guarulhos.

Comment here